quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A diferença entre o Vintage e Retrô

Você já ouviu alguém mais velho falando de como algo "atual" fazia sucesso "na sua época"? Volta e meia alguns elementos que há muito tempo já foram utilizados no mundo da moda/design retornam ao posto de queridinhos, o antigo vira atual. Ah, sim, o vintage! Ou seria o retrô?

      Você já ouviu alguém mais velho falando de como algo "atual" fazia sucesso "na sua época"? Volta e     meia alguns elementos que há muito tempo já foram utilizados no mundo da moda/design retornam ao posto de queridinhos, o antigo vira atual. Ah, sim, o vintage! Ou seria o retrô?










Vintage:
Sabe quando você pega uma peça lá no baú da vó? Uma peça que traz consigo todas as referências de uma época, se manteve conservada e você volta a usá-la? Essa é uma peça vintage. 
Vintage é uma palavra relacionada aos vinhedos, a melhor tradução seria boa safra, algo como um lançamento que tem características especiais. Denominam-se também Vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por ter a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos. 
 
 
 
 

 
Retrô:

Digamos que você vá ao lançamento de uma coleção de determinado estilista... Lá pelas tantas alguém fala que as peças trazem elementos, ou foram inspiradas na década de 60, por exemplo. Aí você tem peças retrô.  É como um relançamento de algo que já foi moda, ou seja,uma peça nova com estilo e modelagem que remetem ao passado.
 
 
 
 
 
 


 

Retrô significa “para trás” ou “dentro após épocas”, resumindo, a moda retrô é uma releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto.



Fácil, né?
 
                              
                                            Beijos,Beijos
                                           Suana Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário