quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Le Théâtre de la Mode

Você que gosta de moda, já ouviu falar sobre o “Théâtre de la Mode” ou, em português, Teatro da Moda?

Se não, vale a pena conhecer a história que começou quando as tropas alemãs finalmente se retiraram de Paris, embora a guerra e a situação difícil continuasse. O que aconteceu de tão extraordinário?
Em 1944, ainda na Segunda Guerra Mundial, surgiu a ideia na Câmara Sindical de Alta Costura Parisiense de  organizar algo que mostraria a vitalidade das indústrias da moda e da costura.


A economia nacional estava em ruínas e, ainda assim, depois de pensarem em todo o projeto, encontraram a solução: como os tecidos e outros materiais estavam escassos, ao invés de modelos, seriam usadas bonecas construídas numa escala 1:3 com estrutura de metal e cabeças de gesso.


Seria (e é até hoje) uma obra de arte! Depois de prontas, os mais renomados estilistas como SchiaparelliHermesBalenciagaCharles Frederick Worth e outros criaram suas produções e montaram uma das mais completas representações da moda.


Era realmente alta costura! Perfeita em todos os detalhes e requintes nas roupas, acessórios, acabamentos e até mesmo penteados! Com liberdade total para criar cenários e as roupas que quisessem, os artesãos e estilistas produziram um verdadeiro espetáculo visual.






Nenhum comentário:

Postar um comentário